Título:
CRISTÃOS AUTÊNTICOS, ROMPENDO EM FÉ

Texto
: Colossenses 1:9 e 10
I.C.T.: O apóstolo Paulo afirma que, juntamente com sua equipe, orava pelos destinatários desta carta (os crentes de Colossos, Laodicéia e Hierápolis), para que o Senhor lhes concedesse os subsídios necessários para se tornarem cristãos autênticos.
Objetivo Geral: Devocional
Objetivo Específico: Que cada ouvinte reflita acerca do que é uma autêntica experiência de conversão e das consequências disto na vida do crente.
Tese: Um cristão é alguém que viveu uma autêntica experiência de conversão e que, por conseguinte, apresenta um testemunho de vitória.
Forma: Segmentado

INTRODUÇÃO:
Você já reparou na quantidade de produtos falsificados que se encontra para vender hoje em dia? Nas últimas férias tive oportunidade de andar pelo centro da cidade de São Paulo, por uma rua próxima ao Teatro Municipal, por onde era difícil de caminhar devido à quantidade de camelôs. Chamou-me a atenção a quantidade de roupas e tênis de grife a venda a preços bem razoáveis. Todas os produtos eram falsificados. É bem possível que tenhamos aqui mesmo na congregação pessoas usando objetos adquiridos nestas condições!

"Cristianismo verdadeiro, autêntico", é o assunto deste sermão. O adjetivo "autêntico" significa "verdadeiro, aprovado, genuíno, resistente, não falsificado, confiável, digno, sincero". Infelizmente, há muitos cristãos não autênticos hoje em dia. O apóstolo Paulo já percebia isto, por isso afirmou na carta aos Colossenses que orava por aqueles crentes, para que fossem autênticos cristãos.

Cristãos Autênticos, Rompendo em Fé, é o que nosso Deus deseja que sejamos. Certamente o Senhor falará ao seu coração nesta noite e, caso aos olhos de Deus você seja um pseudo-cristão, ou um cristão apenas nominativo, o Espírito Santo haverá de lhe mostrar como fazer para se tornar um Verdadeiro Discípulo de Cristo. Um Cristão Autêntico é, antes de qualquer coisa, fruto de uma verdadeira experiência de conversão.

1º. segmento: UMA CONVERSÃO AUTÊNTICA

Uma verdadeira conversão é descrita em termos muito claros na Epístola aos Colossenses:
a) Significa ser tirado do poder das trevas (1:13)
b) Significa ser redimido, perdoado de todos os pecados (1:14 "em quem temos a redenção, a saber a remissão dos pecados". Esta redenção é explicada no capítulo 2, onde no v. 14 temos: "e cancelou a conta da dívida que havia contra nós e que pela Lei éremos obrigados a pagar. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz."BLH).
c) Significa morrer e nascer de novo (2:12)
d) Significa ser reconciliado com Deus (1:22 "Mas agora, por meio da morte do seu Filho, Deus fez de vocês seus amigos para trazê-los à sua presença dedicados a ele, sem mancha e sem culpa."BLH).

Ler e cantar a 1ª estrofe do hino HCC 308 "Livre em Cristo"
Eu era escravo do vil pecar, mas Cristo Jesus me salvou. Veio da morte me libertar e agora salvo estou. Livre em Cristo. Ele pagou o preço na cruz. Livre em Cristo, alegre em sua luz.

Esta estrofe deste hino bem retrata o que é uma verdadeira conversão. Um cristão autêntico é alguém que experimentou uma libertação, que viveu um renascimento, que foi perdoado dos seus pecados.

Há ainda uma segunda característica do Cristão Autêntico que precisamos reconhecer nesta noite: um verdadeiro cristão tem um autêntico testemunho de vitória.

2º Segmento: UM AUTÊNTICO TESTEMUNHO DE VITÓRIA

Quando o apóstolo Paulo escreveu aos romanos ele se referiu ao povo de Deus não apenas como vitorioso, mas como "mais do que vencedores" (Rm 8:37). Na carta aos Colossenses encontramos duas razões para que um verdadeiro cristão dê testemunho de vitória:
a) Vitória, porque Jesus é o criador de tudo e de todos: (1:16 e 17)
b) Vitória, porque Jesus despojou principados e potestades: (2:15 "e foi na cruz que Cristo tirou o poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele fez desses poderes um espetáculo público, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória" BLH).

Em II Cor 2:14 o mesmo apóstolo dá graças a Deus por participarmos da vitória de Jesus. Paulo aproveita-se da figura do general vitorioso: o general romano marchava adentro da cidade em uma longa procissão, precedida pelos magistrados da cidade. Eles eram seguidos pelos trombeteiros, depois os espólios tomados do inimigo, depois os cativos liderados pelo rei do país conquistado, e, depois, os oficiais do exército vitorioso e músicos cantando e dançando, e, por fim, o próprio general em cuja honra estava se fazendo a procissão. Paulo se sentia um soldado do general vitorioso, partilhando da sua vitória. Havia um "cheiro" de vitória, face a queima de plantas aromáticas.

Aleluia! Em Cristo, somos, os autênticos cristãos, mais do que vencedores!

Ler e cantar a 2ª estrofe do hino HCC 499 "Ouvi Contar a História de Jesus"
Jesus aqui curava; seu poder favor mostrava. Aleijados Cristo fez andar e aos cegos deu visão. Clamei a Cristo: "Cura meu espírito em tortura." Minha alma ele então limpou e deu-me a salvação.

Jesus me dá vitória, vitória completa. Buscou-me, comprou-me com sangue remidor. De coração amou-me, da perdição salvou-me. Vitória me assegurou Jesus meu Salvador.

CONCLUSÃO:
Um verdadeiro cristão é alguém que, tendo passado por uma autêntica conversão, demonstra um autêntico testemunho da vitória de Cristo. Eu não posso concordar com um soldado do exército de Cristo dominado pela depressão, pela angústia, pelo medo, pelo desespero. Se sua vida não tem sido vitoriosa, alegre, em nome de Jesus, reaja!

Assuma sua condição de soldado de Cristo. Clame ao Senhor para que o Espírito atue em sua vida e você passe a "andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra..." (Col 1:10).

Cantando o cântico "Rompendo em Fé"
Toda vez que a minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais. Nas montanhas e vales, desertos e mares... Rompendo em fé, minha vida se revestirá do teu poder. Vou lutar e vencer, vou plantar e colher, a cada dia vou viver rompendo em fé.

 

Paulo Rogério Petrizi