COOPERAÇÃO E NÃO COMPETIÇÃO

Entre os doze não deve haver competição, mas cooperação!

A preocupação acerca de quem era o MAIOR no grupo de doze de Jesus é revelada nos relatos dos Evangelhos.  De acordo com o evangelista Lucas, pelo menos em dois momentos o Senhor tratou desta questão: Lc 9:46-50 (também relatado por Marcos 9:33-41 e Mateus 18:1) e Lc 22:24-29.

Lc 9:46-50 – Começou uma discussão entre os discípulos acerca de qual deles seria o maior. (47) Jesus, conhecendo os seus pensamentos, tomou uma criança e a colocou em pé, a seu lado. (48) Então lhes disse: quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.

Lc 22:24-29 – Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior. (25) Jesus lhes disse: Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. (26) Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve. (27) Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve. (28) Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações. (29) E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.

De acordo com Mateus e Marcos, ainda ocorreu o episódio do pedido da mãe de Tiago e de João, em prol de que seus filhos ocupassem os lugares de maior proeminência no reino de Jesus (Mt 19:20-28 e Mc 10:35-45).  Fica claro que o motivo do pedido, bem como a reação dos demais apóstolos, deveu-se a não compreensão acerca da natureza do Reino que Jesus viera estabelecer.

Outro momento em que Jesus ministrou aos doze neste mesmo sentido está narrado em João 13:1-17, exatamente quando Ele cingiu-se com um toalha e lavou os pés de cada um dos doze, ensinando-lhes: Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. (v. 14) 

a)      No Reino, crescemos de acordo com a nossa estatura de Cristo. (cp. Ef 4:12-13)

b)      O serviço é o meio de todos os doze escalonarem graus de destaque no Reino de Jesus!

c)      Não estamos estabelecendo feudos dentro do Reino! Só há um Rei!!!
Lembrando que os discípulos são dEle! Tudo é por Ele e para Ele! (João 17:6-10).

d)      Satanás incentiva a competição porque sabe da paga de um reino dividido (Mt 12:25).

Ministrar nas vidas dos doze.
Pedir que orem uns pelos outros, para que o ministério do outro seja maior que o seu!

Paulo Petrizi