LÍDERES IMATUROS NÃO DESFRUTAM DA HERANÇA
Enquanto o herdeiro é menino, em nada difere do escravo.
(Gl 4.1)

Imagine se hoje eu decidisse repartir meus bens entre meus filhos. O que será que o meu filho caçula, Gabriel, faria com todo o dinheiro que eu colocasse em suas mãozinhas?  Ele tem somente cinco anos – não tem nenhuma maturidade para administrar a “herança” de seu pai.  Entenda que o Pai Eterno tem uma herança para lhe confiar, mas que sua meninice pode torna-lo impedido de usufruir dela.  Afinal, como observou o apóstolo Paulo, enquanto o herdeiro é menino, em nada difere do escravo.

a) Meninos são levados por circunstâncias. Líderes meninos são volúveis, movidos por circunstâncias.  Como escreveu o apóstolo Paulo, eles vão ao sabor das ondas, de acordo com o soprar do vento, são influenciáveis e facilmente levados ao erro. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro (Ef 4.14).  Existe até a expressão “mais fácil do que tirar doce de criança” – um líder infantil é facilmente levado a mudar de postura e acaba “entregando o doce” para o bandido.

b) O líder que não tem a alma livre é “menino”.  A expressão “alma livre” tem sido bem utilizada no contexto da Igreja Celular.  Significa uma alma que se abriu ao tratamento e que tem os sentimentos resolvidos.  Uma alma liberta de todos os traumas.  De acordo com Sigmund Freud, as neuroses (enfermidades da alma) são prisões num comportamento infantil.  Todo neurótico é alguém que se mantém preso à infância.  O líder que ainda  não se abriu sinceramente ao Médico de Gileade permanece com sua alma aprisionada pelos sentimentos.

c) O líder imaturo convive com inveja, cobiça e contendas.  Quais são as prioridades de um menino de cinco anos?  Ele brinca, brinca, brinca, come (só o que gosta) e brinca. Por vezes os pais precisam ser enérgicos para leva-lo a interromper suas predileções infantis. Pois o líder imaturo tem dificuldade de absorver as questões espirituais. Ele é preso à carnalidade.  Isto é muito claro nas palavras do apóstolo Paulo: Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebe-lo, porque ainda são carnais.  Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (I Co 3.1-3).

d) Você precisa romper com a meninice!  Deus sabe que os “meninos” desperdiçariam sua herança. A meninice pode retardar a conquista.  É mais do que tempo de deixar as coisas de menino: Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. (I Co 13.11).  Eis o apelo que o apóstolo Paulo fez aos coríntios: Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças, mas quanto ao modo de pensar, sejam adultos. 

Um líder imaturo não conquista. Ele tende a se perder, a desperdiçar o que lhe é confiado. A herança que o Senhor tem reservado a você depende da sua disposição em romper com a meninice. Busque no Senhor uma alma livre.  Sua alma não pode continuar refém de sentimentos não resolvidos. Não aceite que sua mente fique presa ao modo de pensar de crianças – você é líder numa Igreja do Avivamento!
 

Pr. Paulo Petrizi