ESTUDO 5 -  JESUS, O NOSSO ADVOGADO

1. Abertura (oração de cobertura, boas vindas e louvor)

2. Compartilhamento, gratidão e intercessão.

3. Estudo

Objetivo: Apresentar Jesus como aquele que nos auxilia a nos livrar de toda condenação.

Quebra-gelo: Pergunte aos seus discípulos se eles sabem o que é lapidação.  Explique que esta era a maneira como os judeus executavam criminosos nos tempos de Jesus (em Jo 10:31 os judeus pegaram pedras para apedrejar o próprio Jesus!). Para este estudo você providenciará pedras, limpas e que pelo menos se assemelhe àquelas que os judeus procuravam quando pretendiam apedrejar alguém. Cada pessoa participará deste estudo com uma pedra na mão. Ao final você orientará o que deverá ser feito às pedras – vocês bendirão a Jesus por havê-los defendido e livrado!

Transição: Houve um dia quando Jesus deparou-se com uma situação inusitada: leia João 8:1-11 com seus discípulos. Nossas vidas têm muito em comum à daquela mulher.

a)      A Obra de Jesus não consiste em condenar o pecador, mas salva-lo! Isto é muito claro na narrativa do texto lido. No verso 11, Jesus declarou: “eu não a condeno”! Porém, note a recomendação do Senhor: “vá, e não peque mais!”.  Esta é a obra de Jesus, livrar o homem da condenação que o pecado confere! Há uma outra comparação que o Senhor fez acerca da Sua obra: Ele veio como médico para os doentes! (Mc 2:17).

b)      Jesus desmascara os homens hipócritas, que se justificam!  O Senhor bateu de frente com os religiosos fariseus que se sentiam resolvidos com relação ao pecado por causa de suas obras legalistas (Mt 23:1-5). Neste texto da mulher pega em adultério, o Senhor, de uma maneira formidável, despertou cada acusador ao reconhecimento de que eram tão pecadores quanto aquela (Jo 8:6-8).

c)      Jesus nos livrou da condenação do pecado, morrendo em nosso lugar! É por isso que a Bíblia o denomina de nosso advogado (I Jo 2:1 – a maioria das traduções apresenta o termo “advogado”, porém outras traduzem de forma diferente, como a nvi, “intercessor”).

d)      Agora você deverá ministrar utilizando a pedra que continua na mão de cada discípulo. Peça que cada um agradeça ao Senhor: Senhor Jesus, tu és meu advogado. Eu te louvo porque eu estava condenado por causa dos meus pecados; a morte era a minha sentença. Mas o Senhor interviu em minha vida e agora não há mais ninguém que possa me acusar. Aleluia! A pedra que representa a minha condenação foi arrancada das mãos do diabo. Aleluia! Hoje eu estou restaurado, perdoado e tenho o Senhor como meu intercessor. Muito obrigado, Senhor Jesus, por me haver livrado da morte. Amém. Você tanto poderá recolher as pedras como permitir que cada um leve a sua como um símbolo do livramento que Jesus lhe concedeu.

 Encerrar com louvor, ofertório e oração.  Não esqueça de utilizar o envelope relatório. 

Pastor Paulo Petrizi