ESTUDO 3 -  JESUS, O PÃO DA VIDA

 

1. Abertura (oração de cobertura, boas vindas, louvor)[1]

2. Compartilhamento, gratidão e intercessão.

3. Estudo

 

Objetivo: Ensinar os discípulos acerca da necessidade de se estar ligado a Jesus Cristo.

 

Quebra-gelo:  Sugiro que você tenha um pão à mão neste estudo. Poderá ser qualquer pão, desde que ele esteja inteiro e em perfeito estado para ser consumido ao final do estudo. Lance perguntas e procure incentivar a participação de todos: o que significa a palavra “pão”? (abranja todo o seu significado como alimento, sustento, salário, provisão, etc. ). Explique aos discípulos que no Tabernáculo, a tenda que o Senhor ordenou que os israelitas confeccionassem após a saída do Egito, havia uma mesa dos pães da proposição, ou pães da presença (Ex 25:23-30). Estes pães, em número de 12, eram trocados regularmente e mantidos sobre esta mesa. Você explicará que os pães da proposição tem tudo a ver com o pão da Ceia do Senhor e se referem a Jesus Cristo e ao que Ele veio fazer em nossas vidas.

 

Transição: Assim como o seu corpo precisa do pão para sobreviver, sua vida carece de Jesus Cristo, o Pão da Vida.

 

Jesus, O Pão que Veio do Céu

Leia João 6:33-35.  Destaque as promessas que o Senhor faz acerca dos efeitos deste Pão nas vidas daqueles que O recebem. Observe com os seus discípulos:

a) A vinda de Jesus Cristo ao mundo é a prova de que Deus deseja matar a fome, ou livrar da morte todo ser humano (leia I Tm 2:4 e Jo 6:39);

b) O homem precisa querer o Pão de Deus (Jo 6:40-42).

c) Explique que o maná, o pão sobrenatural que os israelitas receberam dos céus durante os quarenta anos do êxodo, tem tudo a ver com a obra de Jesus Cristo em nossas vidas (Jo 6:30-32). Você deve ensinar seus discípulos que o maná foi a provisão diária de alimentos que caía do céu e que deveria ser colhida pelos israelitas, com exceção do sábado. Precisamos de Jesus em todo o tempo, para sempre. Ele é fundamental para nossa sobrevivência. Aproveite as palavras dos apóstolos em Jo 6:67-68 e convide seus discípulos a repetirem com você: Jesus, não podemos deixa-lo, somente no Senhor temos vida, vida abundante, vida eterna!

d) Muitos rejeitam o pão do céu! (Jo 6:66). Acreditam poder viver sem a provisão do Senhor. Você concluirá este estudo convidando seus discípulos a reafirmarem que Jesus é a minha vida e sem Ele eu não posso viver. Cada um que manifestar esta fé deverá participar de um pedaço do pão que você partilhará com a célula. O Espírito Santo lhe dará direção para que este seja um momento muito especial.

 

Termine com louvor, oração e ofertório. Tome o cuidado de preencher o envelope relatório.

 

[1] Lembre-se de orar sempre pelas metas da Igreja e pelas metas da sua célula. Inclua também em sua oração os nomes dos seus líderes. Você estará ensinando seus discípulos a orar.

Pastor Paulo Petrizi