ESTUDO 10 – JESUS, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES
1. Abertura: Palavra de boas vindas, apresentação de visitantes, louvor e oração.
2. Ore pelas necessidades dos discípulos e pelas pessoas que vocês ainda alcançarão.
3. Estudo:
Objetivo: Que os discípulos sejam consolidados na compreensão do poder, domínio e glória de Jesus, nosso Rei e Senhor.
Quebra-gelo: Pergunte aos seus discípulos se eles crêem que ainda hoje Deus utilize sonhos para comunicar-se com pessoas. Explique que a Bíblia tem diversos exemplos: José, filho de Jacó e José, marido de Maria, são dois deles. Agora compartilhe o sonho do rei Nabucodonozor, da Babilônia, capital do Império Caldeu, no 6o. século antes de Cristo. Leia Dn 2:26-45, onde há a descrição do sonho e sua interpretação.
Transição para o estudo: Este sonho revela tanto a seqüência de reinos que sucederiam o caldeu, bem como o surgimento de um Reino Perpétuo, o Reino de Jesus Cristo.
I. O Reino de Jesus Cristo é Perpétuo! (Dn 2:44) O Reino de Jesus se estabeleceu com sua vinda, morte e ressurreição. Há diversos textos nos Evangelhos em que o Senhor refere-se ao Seu Reino chegado à Terra. Eis alguns: a)Mt 12:28 – O Reino que remove as pessoas do poder dos demônios. (complete este ensino com as palavras de Paulo em Col 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. b)Lc 9:2 – A mensagem dos discípulos de Jesus era O Reino de Deus chegou! Lc 9:60 – anunciar a chegada do Reino a todas as pessoas, nossa prioridade. c)Lc 10:9-11 – O Reino de Jesus chegou para transformar as vidas de todos os que O recebem! d)Lc 17:20-21 – O Reino é espiritual e não geográfico e político (por isso Jesus se recusou a ser aclamado rei pela multidão em Jo 6:15).
II. Jesus é o Rei Messias! A palavra Messias tem relação com o Reino de Jesus. Explique que Messias significa “ungido” em hebraico, o mesmo que Cristo, em grego. Todo rei ou sacerdote de Israel carecida de ser ungido. Jesus é o Rei dos Reis, Ungido pelo próprio Deus Eterno. Lembre-se das zombarias dos soldados ao castigarem o Senhor, colocando nele roupas reais, coroa de espinhos e um falso cetro (Mt 27:28-31). Sobre a cruz onde Jesus foi sacrificado foi escrita sua acusação: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. Jesus é denominado Rei dos Reis e Senhor dos Senhores em pelo menos três textos do NT: I Tm 6:15, Ap 17:14 e Ap 19:16.
Conclusão: O Reino Eterno, cujo rei é Jesus Cristo, já chegou. O rei Nabucodonozor ficou estarrecido ao ouvir do profeta Daniel as revelações contidas em seu sonho. Tudo se cumpriu exatamente como Deus planejou. Cabe a cada pessoas receber a mensagem do Reino e permitir que ele se estabeleça em sua vida. (Ore com seus discípulos levando-os a declararem que eles reconhecem o Senhor Jesus Cristo como Rei e Soberano sobre suas vidas).
Encerrar com louvor e ofertório.
|